Regulamento




A consulta ao acervo é livre e destinada a toda comunidade acadêmica da UFRJ e ao público em geral. 
     
ACERVO

Especializado em Geografia, possui livros, periódicos (nacionais e estrangeiros), monografias, teses e dissertações, censos e obras raras, além de obras de referência, que incluem dicionários, enciclopédias, catálogos, etc. A Biblioteca orgulha-se de possuir um acervo de alta qualidade, que inclui não apenas os livros considerados clássicos, como também o que há de mais moderno e atual em geografia e áreas afins.

 CONSULTA LOCAL

A Biblioteca dispõe de uma sala de leitura e de equipamentos exclusivos para consulta à base de dados Minerva, que engloba todo o acervo da UFRJ.
Os bibliotecários também orientam os usuários nas dúvidas relacionadas à utilização dos recursos disponíveis na base Minerva e na realização de buscas bibliográficas. As orientações são ministradas individualmente.

Além disso, os usuários também podem consultar:

Portal de Periódicos da CAPES - Portal que oferece acesso à produção científica mundial. É atualizada periodicamente, permitindo acesso a várias bases de dados, com acesso completo aos textos. O acesso é gratuito, onde qualquer aluno matriculado na UFRJ pode acessá-lo de qualquer computador conectado á internet, dentro da instituição.

 Portal SIBI/UFRJ - É o Portal do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ. Nele o usuário encontrará informações sobre todas as bibliotecas da UFRJ.

REPROGRAFIA 

No que se refere à cópia de materiais do acervo, deve ser respeitada a Lei de Direitos Autorais vigente (LEI 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998). Dessa forma, os itens bibliográficos do acervo podem se reproduzidos em partes para fins pessoais. Na retirada de material da biblioteca para cópia, será necessário deixar no balcão da biblioteca um documento oficial com foto (RG, carteira de motorista ou carteira de órgão oficial) que será entregue no momento da devolução do item. As obras retiradas para cópia deverão ser entregues no mesmo dia.

EMPRÉSTIMO

O empréstimo domiciliar é destinado exclusivamente ao corpo docente, alunos e funcionários da UFRJ. O empréstimo só é efetivado através de senha, de forma que é necessária a inscrição na biblioteca. Os empréstimos de livros só serão possíveis enquanto os alunos, professores e funcionários estiverem vinculados à Universidade. O limite de volumes e os prazos de devolução variam: 

  • Professores do PPGG podem retirar 10 itens e o prazo para devolução é de 30 dias;
  • Alunos do mestrado e doutorado em Geografia do PPGG podem retirar 5 itens e o prazo para devolução é de 30 dias;
  • Alunos da graduação e da pós-graduação da UFRJ, funcionários e professores da UFRJ podem retirar 3 itens e o prazo para devolução é de 15 dias.


EMPRÉSTIMO ENTRE BIBLIOTECAS:

Este serviço está disponível ao corpo docente, discentes e funcionários do Instituto de Geociências inscritos na Biblioteca. Para isso, o usuário solicitante deverá 



Nenhum comentário:

Postar um comentário